Image Map

Série: Livros que a escola indicou: Policarpo Quaresma

Chegamos ao penúltimo livro dessa série!!!
Esse livro foi passado para eu ler esse ano mesmo, pela Professora de literatura Marlúcia, então vamos lá!
#4 Triste fim de policarpo quaresma - Lima Barreto


Sinopse: Para Major Quaresma, a Pátria é um ideal que está acima de tudo. Visionário por excelência, suas idéias colocam-no em várias situações embaraçosas e levam-no até a ser internado em um manicômio. Tímido, discreto, ingênuo, é também uma palha de pureza a navegar num oceano de podridão. Este é um livro escrito com todos os nervos, mas principalmente com o coração, e que se destina a quantos tenham orgulho de ser brasileiros.


Sobre o livro:  
O que dizer da biblioteca do Major Quaresma? Lá que o seu nacionalismo floresce, passa muito tempo sozinho lendo, descobrindo e se apaixonando pela história do Brasil. Nasce seu amor pela Pátria. O livro retrata alguns problemas brasileiros entre eles: A língua, a cultura, a agricultura e a política. Depois de muito amor e muito estudo, Major chega a conclusão que o tupi deveria ser a língua oficial do país (Ele é simplesmente fascinado pela estória dos índios, está explicado o porque do negócio da língua né?) , maaaas sua ideia não foi muito bem aceita e o pobre coitado foi mandando para o hospício. Depois que sai do hospício, Policarpo entrega-se a agricultura para PROVAR que o solo da sua amada e admirada pátria era fértil e que colheria qualquer coisa que alguém plantasse. Mas parece que nada dá certo, sua plantação é invadida por formigas e depois ele descobre que o solo é infértil, quanta decepção pra um homem só. Entre idas e vindas, acaba sendo preso por traição, condenado e muitas outras coisas; tantos anos dedicados a essa cultura, a essa pátria e o resultado? Frustração.


Um preço al
to demais será? Minha opinião: Achei o livro um pouco cansativo demais, embora achei um livro interessante. Um clássico sem dúvida. Se os brasileiros tivessem um terço do amor que Policarpo tinha por esse país, o Brasil seria muito melhor! Se as pessoas percebessem a riqueza que existe na cultura desse país, nunca cultuariam exacerbadamente a cultura dos outros.
Acho lindo o amor dele pela musica brasileira, pelo violão, pela terra, pelos índios. Lindo mesmo. 
Daria 3 de 6 es
trelinhas.