Image Map

Que tal acamparmos "Um dia" com David Nicholls?

Galera já são 23:20 mas ainda é terça feira o que significa que é o dia da minha resenha!!
Bom hoje vou fazer uma resenha dupla,aviso que será bem grande. O livro da vez é: 


EDITORA: INTRÍNSECA
ANO DE LANÇAMENTO: 2011 
PÁGINAS: 416

Sinopse: 15 de Julho de 1988. Emma e Dexter se conhecem na noite da festa de formatura. Amanhã eles seguirão caminhos diferentes. Mas onde estarão nesse mesmo dia um ano depois? E nos anos que se seguirem?

Sobre o livro:
An
tes de qualquer coisa vamos a algumas observações de personalidade;
Emma:
Ela é uma pessoa totalmente frustrada com tudo, sua vida e o rumo que tomou. tem uma auto estima muito baixa, sonhadora e covarde (não sei se covarde é a palavra que melhor expressa essa característica, mas sinto que é a palavra mais apropriada), Emma queria mudar o mundo, queria fazer a diferença, ser notada. 

Dexter: Por sua vez autoconfiante (até demais pro meu gosto), irresponsável, prepotente, egoísta... todos esses adjetivos, Dexter esqueceu-se que o tempo passa e que ele teria que envelhecer, e faz de tudo para não ter uma vida de adulto, quer viver sempre em festas, curtir, se divertir. 
Ok, observações feitas, continuemos. 


O livro vai contar a história dessas duas pessoas que se "conhecem" na formatura, mas desde antes Emma já gostava dele, então tecnicamente eles não eram totalmente desconhecidos. Esse encontro aconteceu dia 15 de julho de 1988 e a partir dai o livro vai relatando o que acontece com eles a cada ano nessa mesma data. 
O que me surpreendeu foi que eu achei que eles se encontravam nesse dia, o que não acontece necessariamente. E assim vai relatando a vida deles na perspectiva dos dois (muito legal isso, de verdade).
Emma assim que se forma 
tem muitos sonhos, muitos planos, mas que ao decorrer dos anos por inércia ou medo, qualquer coisa assim, levando-a à traçar caminhos totalmente diferentes dos que ela desejava. Foi como se ela ligasse o modo automático e a vida dela foi passando sem que ela percebesse, e quando se deu conta estava em um restaurante sendo promovida porque o gerente atual foi promovido e ele precisa de alguém que "não fosse a lugar algum", tinha talento para escrever mas nunca gostava de nada que escrevia, abandonando além dos sonhos os livros. Já Dexter depois que se formou e por quase toda a vida um aventureiro, se posso chama-lo assim. Sempre quis ser respeitado, que os pais sentissem orgulho, mas não queria ter trabalho pra isso, se fosse pra ter trabalho seria DEPOIS, agora iria se divertir, "ampliar seus horizontes", desfrutar do que as mulheres, a bebida, a tv tinha de melhor para lhe oferecer. E assim as vidas dos dois vão seguindo, a cada ano novas coisas acontecem que os afasta e que os reaproxima, seguem caminhos diferentes, mas existe sempre uma força que os impulsiona para perto um do outro, até que a vida dos dois se cruza mais do que o habitual, eles descobrem o sentimento que sempre sentiram mas que nunca admitiram. 


Minha opinião: Essa foi a resenha mais difícil de ser feita para mim, porque o livro despertou  em mim muitas sensações, muitos sentimentos, acho que esse foi o legal do livro, faz você amar e odiar personagens ao mesmo tempo, e por eu ter gostado tanto assim, queria que vocês gostassem também mas eu tive que resumir o meu resumo e ficou aquela resenha vaga ali.
O livro ensina lições valiosíssimas, faz você pensar em quanto tempo ainda tem com quem se ama e a dar valor a essas pessoas, faz você perceber o que é realmente importante  na vida, não são as festas, a badalação, o dinheiro, as mulheres... O que é realmente importante é ter alguém com quem desabafar, com quem encontrar depois do trabalho, ter alguém pra segurar sua mão e te levantar quando você cair, alguém que esteja com você quando você cair; isso sim é importante. 
A narrativa é gostosa, mostra o lado dos dois e não somente conta uma história do que acontece com Dexter ou a Emma, e sim com os dois. Eu achei muito interessante que a cada fim de capítulo pula-se um ano, então quando começa você não sabe o que aconteceu nos anos anteriores, David pula essas informações, mas não se preocupe não fica confuso, ele se encarrega de explicar e detalhar perfeitamente até que você entenda. 
Achei realmente fantástico o livro, não é um romance meloso já que eles não admitem que se gostam,eles tem a ilusão que isso é amizade,amor de amigo. Tem sacarmos, ironia, humor, drama tudo combinado perfeitamente e melhor tem citações de grandes obras da literatura.
Recomendadíssimo !!!


O FILMEEE!!!

Estrelado por Anne Hathaway (Emma) e Jim Sturgess (Dexter) e tendo como roteirista o próprio David Nicholls, a adaptação para cinema do filme "Um dia" é simplesmente fantástica, um complemento perfeito para quem leu o livro e inclusive para quem não leu e assistiu vai querer ler. 
O filme é super fiel, quero dizer, existem coisinhas diferentes mas nada que mude a essência ou as cenas que estão presentes no original, essa obra é uma das poucas adaptações que posso dizer que não foram estragadas. 
Achei fantástico de verdade, já assisti 3 vezes e assistiria novamente. 


(Precisei colocar essa foto. Quando eu estava lendo imaginei essa cena exatamente assim.) 

Alguns trechos: 

" O que quer que aconteça amanhã, tivemos hoje"
" Sabe Em, se eu pudesse te dar um presente pra vida toda, eu te daria confiança" 
     
    " O amor não se altera em poucas horas ou semanas... " 

Nenhum comentário:

Postar um comentário