Image Map

Série: Livros que a escola indicou, Quem mexeu no meu queijo?

Olá pessoal, chegamos ao último livro dessa série (estou ouvindo soluços? Não chorem crianças). E assim como alguns outros dessa série, esse livro foi passado pelo mesmo professor de filosofia, Sergio, batendo record em: Professores que indicam livros -bons- para os alunos; ele deveria ganhar um prêmio não acham? Eu acho, beeeeijos Prof. 
Ok, sem delongas pessoal, o livro de hoje é super curtinho e como eu disse anteriormente tem cunho filosófico. 
Sinopse: Quem mexeu no meu queijo? É uma parábola que revela verdades profundas sobre mudança. Dois ratinhos e dois homenzinhos vivem em um labirinto em busca de queijo - uma metáfora para o que se deseja ter na vida, de um bom emprego à um relacionamento. Um deles é bem-sucedido e escreve o que aprendeu com sua experiência nos muros do labirinto. As palavras rabiscadas nas paredes ensinam a lidar com mudança para viver com menos estresse e alcançar mais sucesso no trabalho e na vida pessoal. Quem mexeu no meu queijo? é uma leitura rápida, mas sua ideias permanecerão por toda a vida.


Sobre o livro: Dois ratinhos e dois homenzinhos vivem em um labirinto, nesse labirinto existe um lugar - um ponto- em que todos os dias ele acham queijo, e todos os dias ele caminham até esse lugar para buscar o queijo. Mas ao decorrer dos dias, os ratinhos percebem que o queijo está acabando aos pouquinhos, percebem que não tinha mais a mesma quantidade dos outros dias, mas os homenzinhos acham que eles estão exagerando, se preocupando com besteira. 
 Um um certo dia quando foram buscar o queijo perceberam que havia acabado. Mas e agora? O que fazer? Roubaram o queijo deles? Quem havia pegado o queijo deles? Quem mexeu no queijo deles? 
Os ratinhos logo aceitaram o fato: Não havia mais queijo. E decidiram que o mais esperto, seria procurar um outro lugar que havia comida, os homenzinhos por sua vez ficaram reclamando que isso era injustiça, que não estava certo e blá blá blá.
Os ra
tinhos foram atrás do novo alimento, superando as dificuldades encontradas, nunca desistindo do seu objetivo. A cada novo desafio eles se fortaleciam mais e mais. Vendo a motivação dos ratinhos, um dos homenzinhos viu que lamentar não os levaria a lugar nenhum e não encheria as suas barrigas, resolveu assim ir também procurar o alimento, porém um dos homenzinhos não quis, continuou inerte e descrente.
A cada parede que o homenzinho passava ele escrevia uma frase para mo
tivar o outro homenzinho, caso ele mudasse de ideia e resolvesse ir atrás dele. 


Minha opinião: O livro é um livro de autoajuda (e vocês sabem que eu não gosto, mas esse é muito legal) tem uma linguagem muito, muito fácil. Apesar de ser uma obra curta (apenas 101 páginas) os ensinamentos são gigantescos! Ensina  você a saber lidar com as dificuldades que aparecem em seu caminho. Você estará sempre suscetível ao inesperado, você não sabe o dia de amanhã, você não pode prevê o que vai acontecer e você precisa estar preparado para driblar esses imprevisto para você chegar ao seu "queijo".
A fábula ensina como é impor
tante lutar por aquilo que se deseja, mesmo com as dificuldades, não se deve desistir. Ensina que você não deve se abater caso uma coisa não saia como o planejado, caso isso aconteça, você tem que saber mudar de rota, desviar do obstáculo e ultrapassa-lo.
Em poucas páginas você aprende lições valiosíssimas. 

Quase me esqueço de mencionar, é um livro que pode sim ser lido por crianças, por ser uma fabula de fácil compreensão e muito curta, tenho certeza que se você for pai ou professor de crianças, não errará ao indicar esse livro. 


Beeeeeeijos, Gabrielle.




3 comentários:

  1. Seguindo! Lindo Blog!
    Retribui?
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2013/07/resenha-amante-liberto-autora-j.html?spref=bl

    ResponderExcluir
  2. Oiii...
    Me lembro de quando minha professora passou a história desse livro um pequeno vídeo na sala, de lá para cá, esse livro me persegue! Kkkk tenho que ler, muito boa sua resenha!
    bjs!

    coisasdeanalima.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá, é o destino dizendo que você DEVE ler. hahahahaaha
    Obirgada, beeeeijo.

    ResponderExcluir