Image Map

Harry Potter ou Twilight?

Olá pessoal.
Domingo passado eu fiz um textinho aqui pro blog onde falo sobre conceito de cultura. Não prometi continuação porém, ontem, quando gravava com a Gabrielle um vídeo de "TAG Isso ou Aquilo", notei que as pessoas ainda ficam presas nessas coisas de "isso é beeem melhor".
Entendo que possa ter sido uma pergunta super normal, mas eu, como leitora e paranoica, interpretei de uma maneira errônea ou não (depende do ponto de vista); na TAG chagava o momento de uma pergunta: "Harry Potter ou Twilight?", interpretei essa pergunta coisa "Qual você acha melhor? Qual é o superior?". O intuito da TAG não é escolher os dois, apenas um, por isso o nome "isso ou aquilo". Quem é fã de Harry Potter não pode ser fã de Twilight e visse versa.
- Mas pera, Evellin, você é fã de Harry Potter e não gosta de Twilight! Por que diabos você está defendendo a saga da Stephenie se você nem gosta? Ah, por favor!


Não é um caso de defesa, é questão de raciocínio; Harry Potter sempre foi pra mim como que um porto de salvação. Minha história com o bruxinho é mágica. Desde novinha fui incentivada à leitura. Meu pai me presenteou com o primeiro livro, mas quis que eu esperasse até ter maturidade para lê-lo. E assisti todos os filmes e sempre meu pai quem comprava os DVD's novos para mim. Mais que uma saga que acompanhou meu crescimento, é uma saga que tem valor sentimental para mim. Me recorda meu pai, minha infância, minha casa na outra cidade. Já Twilight eu conheci quando já estava adolescente, eu estava na nova cidade, uma amiga do curso de computação gráfica que eu fazia quem me mostrou. Ela amava ler (e talvez isso tenha me feito querer ler mais, hoje agradeço a ela muitas das coisas que sou e também a minha seletividade e criticidade. Obrigada Pollyana!), então tinha o DVD de Crepúsculo e me emprestou para que eu pudesse assistir. Ela falou que era legal e eu confiava no gosto dela. Assisti; naquela época era uma febre, todo mundo amava, tinham milhares de fotos na internet daquele casal. Os fakes eram deles, as pessoas tiravam fotos com aqueles livros da série. Eu gostei, talvez por influência. Mas não era como HP, nunca foi.
Conheço pessoas que conheceram Twilight antes de HP e não é nenhum crime. Há pessoas que ainda assim, tendo conhecido HP, quando conheceu a saga Twilight, se apaixonou perdidamente. Não é crime. É questão de gosto.
Desde quando essa nova saga surgiu, surgiram também postagens ofensivas, denegrindo a imagem da saga e exaltando HP. Havia posts inversos, por que não? Então, ao fim do último livro (porque sim, eu fui atrás dos livros e os li), comecei a ter criticidade. Minha lista de livros aumentavam, logo, eu sabia as coisas, conhecia meus gosto, sabia o que me agradava numa obra literária. Twilight era apenas um passatempo. Eu não lia para poder ficar feliz ou triste, era para passar o tempo sem fazer nada. Quando veio o último filme, foi hiper normal. Harry Potter terminou e foi uma facada pra mim.
- Você não está sendo imparcial, garota.
Bom, o fato é que existem pessoas que são apaixonadas por uma e não são pela outra. Tem gente que gosta das duas. Não é crime. Não é falta de personalidade não escolher uma única saga para amar. É gosto.
Ao fim disso, eu só queria dizer que, independente de qualquer saga ou livro preferido, nós somos pessoas que vivemos nesse mundo imaginário (que pode ser real, de acordo com minha teoria), nós escolhemos nos apegar aos livros ao invés da TV. Isso não é o que importa? Vivem dizendo que os livros são melhores e por que fazem essa crise toda?
Meu post pode estar um pouco atrasado, "as sagas já terminaram"; não, não terminaram. O amor continua, e, enquanto houver amor, a saga existirá. As diferenças também, e o preconceito.
Mas, se você é leitor e é tão preconceituoso, você não está fazendo isso direito.

Grande beijo!

3 comentários:

  1. E outra coisa, são sagas completamente diferentes!! HP fala sobre bruxos e twilight sobre vampiros e lobos. Você não pode comparar marca de óleo com marca de água! São coisas completamente diferentes que atraem públicos diferentes.

    ResponderExcluir
  2. Esse post pode ser hiper agregado ao de Cultura da semana passada; aliás, acho que aquele post pode ser usado para tudo e qualquer coisa. Não se compara uma série de bruxos a uma de vampiros, assim como não comparamos HP à livros de realismo brasileiro.

    ResponderExcluir
  3. Pois é. As pessoas sentem uma necessidade de demonstrar que aquilo que elas gostam é melhor do que aquilo que as outras pessoas gostam, e vice e versa. Não é só pra série e livros, é para tudo, seja desenho (digimon e pokémon / simpsons e futurama) ou estilo musical (mpb e samba / funk e rock). As pessoas deixaram de respeitar até o gosto do outro!

    ResponderExcluir