Image Map

1. Sidney Sheldon e seus romances policiais + Se houver amanhã

Olá galera!
Hoje é quinta e quinta é dia de: postagem minha.
Como estou sem saber sobre o que falar, resolvi falar sobre o único (eu acho) escritor de romances policiais que eu gosto (como eu disse: eu acho, nunca tenho certeza...). Bom, já li cinco de seus inúmeros romances publicados e, como falarei tanto do próprio autor, como das suas obras, falarei primeiro sobre a sua biografia. E, como a Gabrielle fez a série dos livros indicados pela escola, farei minha série sobre os livros do Sidney Sheldon. Preparem-se para cinco postagens sobre livros dele!

Sidney Sheldon, nascido em 11 de fevereiro de 1917 em Chicago e falecido em 30 de janeiro de 2007 em Rancho Mirage, foi escritor e roteirista norte-americano e, inclusive, criador de um dos personagens mais fodas na minha humilde opinião. Publicou dezoito romances e todos alcançaram a lista de mais vendidos de acordo com o jornal The New York Times.
Dentre seus romances, cito alguns (os títulos em negrito foram os quais tive o prazer de ler):
O Céu Está Caindo (The Sky is Falling)
Se Houver Amanhã (If Tomorrow Comes)
Nada Dura Para Sempre (Nothing Lasts Forever)
Conte-me Seus Sonhos (Tell Me Your Dreams)
O Anjo Da Escuridão (Angel of the Dark)
Quem Tem Medo do Escuro? (Are You Afraid of the Dark?)
Entre muitos outros.

Geralmente os seus personagens principais eram mulheres, as quais personificava como heroínas (do crime?). Em uma entrevista para a Associated Press em 1982, Sheldon afirmou que gostava "de escrever sobre mulheres que são talentosas e capazes, mas o mais importante, mantêm sua feminilidade. As mulheres têm um poder tremendo - a sua feminilidade, porque os homens não podem fazer sem isso". Seus personagens masculinos, em sua maioria, eram malévolos e impiedosos (a exemplo do meu favorito que não é tão malévolo e impiedoso assim). Ele misturava bastante suspense e sensualidade. Os temas de seus romances sempre envolviam fama, fortuna, intriga, desaparecimento, assassinatos e vinganças. Ele comentou, também que tentava escrever seus livros "de uma maneira que os leitores não pudessem largá-lo. Construí-los de um jeito que o leitor termina um capítulo e tem que ler mais um". 
As descrições dos locais são tão reais, e hoje, descobri o motivo(!!!), todos os locais que ele descrevia como visitados pelos seus personagens ele, de fato, havia visitado; fazia isso porque dizia que não se podia enganar um leitor. Magnífico. 

Agora, vamos dividir o momento em cinco, onde falarei um pouco de cada livro.


Se houver amanhã foi publicado em 1985.

1. Crimes perfeitos, como o roubo de um quadro de Goya do Museu do prado, são um desafio para Tracy Whitney. Mas ela não é uma ladra qualquer: para vingar-se dos homens que a colocaram injustamente na prisão, Tracy torna-se uma especialista em aplicar golpes em empresários inescrupulosos. De Nova Orleans a Londres, passando por Paris, Biarritz, Madri e Amsterdam, ela desafia a Interpol com uma série de ações ousadas, tendo como rival apenas Jeff Stevens, um irresistível trambiqueiro.

O livro é totalmente descritivo (a escrita do Sheldon é descritiva, como já disse). Conhecemos nele a adorável Tracy Whitney que era tão inocente e bela. Conhecemos a sua mãe que já nas primeiras páginas faz algo que realmente é o que muda tudo na história. Tracy era bancária e vivia muito feliz, tinha um namorado que conhecera num desses programas do banco e etc. Até que sua mãe comete suicídio e tudo começa. O inferno na vida de Tracy é iniciado no momento em que sua mãe puxa o gatilho.
Tracy recebe a ligação da polícia local que informa o acontecido e, como ela morava em outra cidade, pega um avião até lá para poder enfim acompanhar o velório de sua adorada mãe quando descobre, ao chegar lá, que sua família havia perdido tudo e por esse motivo sua mãe havia partido dessa pra uma melhor. Então, ela resolve se vingar do homem que tomara tudo o que sua família tinha - tudo o que seu pai levou tempos para construir. O problema é que o tiro - quase que literalmente - sai pela culatra. Ao tentar vingar-se ela atira no cara que fez tudo aquilo com sua mãe e ainda presta socorro - sem contar que ele meio que a estuprou -, o que realmente arruína a sua vida. Ela foge e é pega no aeroporto. Esse é apenas o início do seu inferno. Na cadeia, quando liga para o cara que é o pai do seu filho - sim, seu namorado -, ele a renega e diz que ela tem que criar o filho só. O motivo? Simples: o cara ao qual ela foi prestar serviços de vinganças mexeu os pauzinhos e fez com que ela parecesse a vilã da história. Fez com que acreditassem que ela invadiu sua casa para roubar um quadro valioso e que arrombou a janela da cozinha e ele pegou em flagrante - por isso o tiro. O grande xis é que ela havia entrado pela porta da frente e apenas isso lhe bastava. Ela era inocente. Na cadeia ela sofre um estupro das suas colegas de cela e perde seu bebê; quando é posta na solitária - não por oferecer perigo para as outras detentas, mas pelas tais oferecerem para ela -, decide que irá sair de lá e se vingar daquele cara que lhe arruinou.
Em contra ponto, temos o detetive que fica encarregado - e obcecado - de cuidar dos crimes da Tracy, que se mostra um psicopata de marca maior. A história dele talvez seja mais suja do que a história dos demais personagens do livro.

O livro mostra bem algo que ocorre uma parte das vezes (quando digo uma parte, é uma parcela pequena) quando as pessoas se veem em situações desesperadoras. O desejo da vingança e o que ela faz com que as pessoas se tornem depois. O modo como determinadas coisas mudam o modo de ser, viver e ver as coisas. Notamos uma mudança brusca na Tracy, de açúcar para sal. Vemos também, no próprio amor da minha vida, Jeff, que temos tanta força exposta mas que talvez tenhamos algumas mágoas e coisas ruins no passado (mesmo que uma delas seja transar com a mulher de um cara imenso de circo em uma banheira cheia de gelatina e descrever isso como uma das melhores coisas do mundo, mas acho que isso não se encaixa como ruim se analisarmos esse lado, mas se levarmos em conta o fato de que ele teve que largar seu tio por conta disso, isso se torna péssimo). Não é apenas uma história policial, dá para se ter pensamentos além.

Bom, o livro é ótimo e, sem contar que é nele que meu querido amor literário se encontra. Jeff é um dos melhores personagens na minha opinião, porque ele une todas as coisas as quais admiro num personagem (e, particularmente - não sou muito de romances, mas tudo bem -, se achasse um Jeff na minha vida, ficaria grata pra cacete!), ele é irônico, romântico (mas não romântico de mimimi), é bruto, belo, inteligente, tem um quê de vilão e de mocinho ao mesmo tempo. Como não amar um personagem que reúne tudo de melhor em si?! Digam-me!
Eu li o livros diversas vezes até que o roubaram de mim e puff, partiu-se meu coração.
Os crimes são tão bem planejados, a história é tão bem construída que em determinados momentos você chega a acreditar que eles existem e que já, já, você verá na TV passando no noticiário o roubo fenomenal no museu ou em qualquer outro lugar. Sem contar que a Tracy se sai como uma tremenda criminosa, mesmo que sendo de primeira viajem. A história consegue te fazer pensar no que pode acontecer até hoje e te dá mil possibilidades do que pode ter acontecido depois que ela encontrou o cara que ela tanto queria roubar lá no avião. O que acontece com o Daniel, aquele detetive maníaco e mais imundo do que qualquer criminoso o qual a Tracy e o Jeff já fizeram o favor de ajudar a diminuir sua cota de riqueza.

A nota que eu daria para esse livro é obviamente seis, mas eu sinto que tenho obrigação de dar mais, porém o limite é limite (embora eu tenha muitas vezes dado mais em outros livros).
Portanto, leiam. E, lembrem-se: o Jeff é meu. A sua alma é minha. É tudo meu!!!

Inclusive, há o filme baseado no livro (que ainda não assisti).

Ela estava apaixonada, grávida e prestes e se casar com uma das melhores famílias dos EUA, e com uma ligação perdeu tudo o que tinha: sua mãe, seu noivo, sua inocência, seu bebê e sua liberdade. Após 5 anos presa injustamente, Tracy é uma nova mulher quando sai da prisão: Astuta, implacável e determinada a sobreviver.

A astúcia lhe trará vingança. Sua inteligência a deixará rica. Assim como um camaleão, ela joga com várias faces no mundo dos ricos, seduzindo-os com sua beleza ela conseguirá tudo o que deseja... uma criminosa genial que se sobresai aos demais em um habilidoso jogo que se estende por vários continentes, onde ela é perseguida mas nunca capturada.



A estréia no Brasil foi em 1986. Foi dirigido pelo próprio Sidney Shedon e por Jerry London. No elenco contou com David Keith, Jack Weston, Jeffrey Jones, Liam Neeson, Madolyn Smith Osborne, Richard Kiley e Tom Berenger. Tem 313 minutos de duração. E creio que ficou incrível. 



(O "filme", na verdade, saiu como minissérie, o que faz mais sentido porque 
é muita coisa para um filme deixar claro. Um minissérie tem mais espaço, por isso o 
tamanho extenso de duração).

7 comentários:

  1. Bom dia!!!
    Indicamos o seu blog para um selinho. ^^
    http://amolivrosdeverdade.blogspot.com.br/2013/11/bom-dia-pessoal-o-amo-livros-ganho-mais.html

    ResponderExcluir
  2. Oii Evelin eu você deu uma passadinha no meu blog e estou aqui para retribuir.
    Eu também sou muito fã de Sidney Sheldon mas ainda não li nenhum dos que você citou.
    Eu já Areias do tempo,Ira dos Anjos,A outra face da meia noite que foi o que eu menos gostei,A perseguição,A Herdeira e O fantasma da meia noite.
    Desculpa pelo tanto que eu falei é que eu me empolguei kkk.
    Eu sempre vou dar algumas passadinhas para ver como está o blog e comentar .

    http://fonte-da-leitura.blogspot.com.br/

    Beijoss

    ResponderExcluir
  3. Giovana, necessito ler outros dele. Adoro o que ele escreve. Nessas próximas quintas-feiras eu postarei apenas livros dele, dê uma passadinha pra conferir.
    E, inclusive, estarei sempre pelo seu também, rs
    Beijão!

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Sidney é o autor favorito da minha mãe (<3), acredita?
    Nunca procurei saber mais sobre sua literatura, mas graças a você agora sei hahah.

    Eu adorei seu blog! Carinho em todo cantinho, ele é muito bem feito.
    Achei demais a ideia do calendário de programação na aba lateral.

    Já estou seguindo. Beijão!
    www.enfimepilogo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá Nicolly! Tudo bom?
    WOW! Fico feliz em saber que ajudei você a conhecer a literatura do Sidney, é maravilhosa. Espero que rapte alguns dos livros de sua mãe e os leia, rs.
    Muito obrigada pelo carinho!, nem preciso falar sobre o seu né?! Acho que nem deu pra perceber o quanto amo azul (opa, rs) e seu cantinho me cativou! Estou te seguindo.
    Beijão

    ResponderExcluir
  6. Os filmes, 3 ,, se houver amanha são otimos.
    precisamos de filmes assim,

    ResponderExcluir
  7. Os filmes, 3 ,, se houver amanha são otimos.
    precisamos de filmes assim,

    ResponderExcluir