Image Map

Vamos acampar com Jay Asher?

O livro da vez é: 
 
Título original: Thirteen Reasons Why
Autor: Jay Asher

Sobre o livro: 
tudo começa quando Clay recebe uma caixa cheia de fitas misteriosas, no começo Clay fica com receio de ouvi-las, tem medo do que pode haver nelas, e de fato ele tem motivos para temer, as fitas dizem respeito ao suicídio de Hannah Baker, na verdade as fitas são os 13 motivos pelo qual ela se suicidou, mas porque essas fitas foram parar nas mãos do Clay? E quem as mandou?
Respostas: Ele tem algo a ver  com um desses motivos. 

O esquema é o seguinte: O primeiro culpado recebe a mesma caixa, ouve o seu motivo e o motivo dos outros e tem por obrigação passar essa caixa para o próximo culpado e assim sucessivamente, e foi assim que chegou as mãos do Clay
Clay não entende o motivo dessas fitas chegarem a ele. 
A partir dai a história começa a ficar interessante, ele vai descobrindo coisas a respeitos dos seus colegas de escola, coisas que eles fizeram que prejudicaram a Hannah.
Os mo
tivos dela no começo parecem bem simples e banais, mas, como numa bola de neve vai se acumulando e tornando-se mais sérios.  

Minha opinião: 
Há mui
to tempo que eu queria ler esse livro e nunca conseguia compra-lo até que não aguentei mais e resolvi ler ele na internet mesmo, e o li.
O livro fala claramen
te sobre suicídio, bullying, e a dificuldade que as pessoas têm para perceber ou sair desse tipo de situação. E a mensagem é muito clara: nós nunca podemos prever a forma como vamos afetar a vida de uma pessoa.
Hannah passou por mui
tos problemas, sofreu na mão de garotos, de "amigas", passou por situações constrangedoras, e a cada nova decepção ela sentia-se cada vem mais solitária, ela passou a não confiar mais em ninguém  e a se afastar cada vez mais de tudo.
A solidão dela é mui
to lacerante, a cada "porque" vamos vendo o quão as coisas se intensificam, o quanto ela precisava de socorro, de ajuda, vendo a angustia do Clay e a sua impotência a cada fita que ele ouvia (porque ela já havia cometido o suicídio, não havia nada mais a ser feito), meu coração se apertava mais. 
O personagem é cativante, queria que ele tivesse um fim diferente, o livro é muito bom, faz você parar pra refletir que suas ações que muitas vezes são só brincadeiras, podem de verdade interferir na felicidade de alguém, que as consequências se seus atos podem significar mais do que simples piadinhas para alguém. Pense nisso.
Essa foi a minha dica, espero que vocês leiam e reflitam. Beeeijão Gabrielle Casaes. 
Nota para acampar: 6 estrelinhas.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário