Image Map

Serie: Livros que a escola indicou. Fernão Capelo Gaivota - Richard Bach

Gente, chegamos ao livro #3 dessa série e é um livro supeeeeeer legal. Acho que foi o livro que li mais rápido 2 hrs e pimba! Já tinha acabado. Professor Sérgio (filosofia) fez uma ótima escolha. O livro da vez é:
Quando falamos sobre livros que trabalham a filosofia ou quando falamos: livros que o professor de filosofia passou, muitas pessoas imaginam livros imeeeensos, chatos e com questões filosóficas do tipo: Quem sou eu? Para onde vou? De onde venho? Bom, tenho uma novidade, não são todos assim. Esse, assim como: Quem mexeu no meu queijo, 1984, A revolução dos bichos, são livros que podem ser trabalhados essas questões e tantas outras igualmente importantes. Esse livro é de uma compreensão facílima, linguagem fácil e ele tem uma pegada que de auto-ajuda. Então vamos parar de enrolação! 


Sinopse: Uma gaivota de nome Fernão decide que voar não deve ser apenas uma forma para a ave se movimentar. A história desenrola-se sobre o fascínio de Fernão pelas acrobacias que pode modificar e em como isso transtorna o grupo de gaivotas do seu clã. É uma história sobre liberdade, aprendizagem e amor.

Resenha: 
Primeira Parte :  Para todas as gaivotas do grupo de Fernão, voar limita-se apenas ao movimento de ir ao encontro da comida, puro e exclusivamente para isso, embora, para Fernão seja muito mais que isso, para ele voar é liberdade, é paixão, é como se a alma dele pedisse por isso, ele adora fazer acrobacias, voar em uma velocidade alta e sentir o vento no bico. Acho que já perceberam um conflito por ai... Fernão é a única gaivota que pensa assim, consequentemente é mal visto pelos seus, que não conseguem entender esse fascínio que ele tem pelo voo.

Mesmo assim, Fernão continua a tentar cada vez mais vôos mais altos, mais rápidos e mais emocionantes, tentando a cada dia novas manobras sem se importar com o que os outros pensam. Segunda parte: Nessa parte Fernão encontra duas gaivotas que prometem ensina-lo a voar mais ainda, então ele decide segui-los e ir embora com eles, nessa viajem ele encontra um outro grupo de gaivotas, dessa vez, toodas iguais a ele. Nesse outro grupo há um respeito mutuo entre os professores de voo e os alunos. terceira parte: Nessa parte do livro Fernão entende (já experiente em voo) que sempre é preciso perdoar e o caminho do progresso passa pela capacidade de tornar-se um professor - e não somente pelo do trabalho árduo como um aluno. Fernão volta para o antigo bando para compartilhar suas idéias e as suas descobertas recentes e grande experiência, pronto para a difícil luta contra as atuais normas da referida sociedade.  Minha opinião: Para mim, todas as partes do livro ensinam muitas coisas, na primeira observamos a intolerância dos outros em relação a um pensamento diferente, podemos observar a motivação de Fernão para sempre ser melhor, a dedicação dele em conseguir seguir seus sonhos e objetivos. Na segunda parte vemos o respeito ao outro, a respeitar o poder de um "ser" maior, que no caso a Grande Gaivota. Na terceira parte que para mim é uma das mais importantes, retrata o perdão, Fernão resolve voltar ao bando, mesmo que no passado tivesse sofrido, sido excluído e mal visto, ele resolve ir, perdoar e ainda ensina-los a ser melhor. Existe coisa mais bonita? 

E possível, como eu disse anteriormente trabalhar questões valiosíssimas com livros simples, sem ser uma leitura chata e uma obrigação do aluno! Ler não precisa ser uma obrigação, livros escolares não precisam ser chatos. Cabe, claro, aos professores a boa escolha desses livros. O livro é muito legal, recomendadíssimo a todas as idades. Ah, ele tem uma pegada de auto-ajuda (e vocês sabem que detesto esse gênero), mas esse livro é muito bom! Não vão perder nada lendo-o. Beeeijo Grande!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário