Image Map

O Pequeno Príncipe; Antoine De Saint-Exupéry

Olá pessoal, tudo bom com vocês?
Hoje vou falar sobre o queridíssimo Pequeno Príncipe que, inclusive, foi meu presente de aniversário da lindíssima da Gabrielle (nunca vou me cansar de agradecer, e olha que já tem bem dois meses que o ganhei!).

Sobre o livro: Livro de criança? Com certeza! Livro de adulto? também!, pois todo homem traz dentro de si o menino que foi. O pequeno Príncipe devolve a cada um o mistério da infância. De repente retorna os sonhos. Reaparece a lembrança de questionamentos, desvelam-se incoerências acomodadas, quase já imperceptíveis na pressa do dia-a-dia. Voltam ao coração escondidas recordações. O reencontro, o homem-menino.


Título original: Le Petit Prince 
Título americano: The Little Prince 


Esse livro é uma verdadeira dadiva e quem nunca o leu, não sabe o que perde. 
A sensibilidade passada pelo livro é gigantesca, não há como falar sobre ele sem que nos percamos em pensamentos. Ao lê-lo temos a vontade de jamais crescer e se corromper no mundo das "pessoas grandes" que só tem tempo para se auto-apreciar, que só presta atenção em números, que sabe sobre todos os lugares exceto sobre o local onde se encontra, que só quer ter súditos para que façam apenas a sua vontade, que bebem por vergonha; você não quer ser corrompido, definitivamente. Ele passa por diversos planetas onde encontra pessoas com personalidades diferentes: um rei, um vaidoso, um bêbado, um geografo... e por aí vai. Sempre que ele sai desses planetas tem o mesmo pensamento de que as pessoas grandes são estranhas. 
O momento em que ele e a raposa se conhecem, é lindo. O modo como a raposa fala sobre ser cativado, o modo como ele passa essa mesma mensagem para o aviador; como ele vê as rosas que não foram cativadas e lembra-se da sua rosa que jurara ser única e então nota que de fato é. 

Pode ficar redundante - e não me importo se ficar -, é um dos livro que não podemos morrer sem ler. É uma história tão bela, tão delicada, sensível, bela e que nem todo mundo conseguirá captar a essência, o sabor da estória. 

Há uma adaptação cinematográfica do livro que é um musical de 1974, uma co-produção dos Estados Unidos e do Reino Unido. (Fonte: Wikipédia) 
Pretendo assistir o filme em breve e falarei sobre ele aqui no blog, espero. 

A publicação do livro nos Estados Unidos foi em 1943 e aqui no Brasil em 2000. É considerada a terceira obra mais traduzida no mundo. 

Nota para acampar: Mil estrelinhas (se eu não pudesse dar essa nota, daria mesmo assim. Seis estrelas são muito poucas para a magnitude desse livro incrível.).