Image Map

Que tal acampar com Morte Súbita?

Demorei para lê-lo, mas, mesmo assim, não perdi o gosto pela leitura desse livro. Se você quer ler esse livro por pensar que pode haver semelhanças entre ele e Harry Potter, acho que deve saber de algo... A única semelhança entre os dois é: A autora, claro.

O título original do livro é: The Casual Vacancy. Traduzido para Morte Súbita.  (Não vou negar que eu prefiro o título original, mas, como não sei inglês, apelo para o português mesmo). Vi um vídeo da Tatiana Feltrin em que ela elogia a tradução, então, confio nela!

Em Morte Súbita, J.K. trata sobre dramas familiares. O personagem principal, Barry Fairbrother, morre de maneira súbita (eis aí a explicação do título em português), então começa a ser "mostrado" como a vida das pessoas de Pagford são afetadas com a morte desse senhor tão querido. A trama gira completamente em torno dele, da vaga que ele deixou no Conselho Distrital de Pagford. E, como um vilarejo que se preze, temos os vários personagens (se você, assim como eu, leu A Guerra dos Tronos, vai estar acostumado com muitos personagens). A trama mostra o lado de algumas das famílias mais "ligadas" à Barry. Há corrupção, e não digo apenas a corrupção política, mas sim de valores e essas coisas... Como corrupção no trabalho, traições e etc.


Krystal W. e a Sukhvinder J. são as minhas personagens favoritas e, bom, fiquei por um lado feliz e um lado triste com o final delas.

Há estupro, violência doméstica, drama entre pais e filhos; mostra a questão do bullying e as suas consequências. E, se você não gosta de cenas de sexo e essas coisas que eu citei acima, melhor passar longe dele. Não é porque foi escrito pela J.K. que vai ser juvenil e bem aceito por todos.

O Fantasma do Barry Fairbrother é o grande catalisador das desgraças; graças a ele (ou eles?), muitas das coisas aconteceram (poderia eu dizer "quase todas as coisas"?). O final é algo que realmente choca. Não é de se esperar que tudo acabe daquele jeito. Não sei se esperava mais ou menos. Como não me lembro de ter lido nada do gênero antes, não posso dizer que esse livro é o ótimo de todos, mas sim, ele é muito bom.
Nos aspectos físicos, o livro é lindo. A diagramação ótima. O papel em que foi impresso é ótimo também (apaixonada por esse Chambril Avena). A capa tem uma textura emborrachada que dá vontade de passar o dia inteiro acariciando o livro. As orelhas são grandes e lindas. Resumo da ópera: a Nova Fronteira fez bom trabalho.

E, concordo com a única resenha que vi sobre ele (da Tati Feltrin), quando ela fala que o título em inglês se encaixa mais na estória. Porque "Morte Súbita" realmente fica muito mais ligado à morte de Barry, e "The Casual Vacancy" faz menção às outras coisas que faltam, as lacunas dos personagens.

Por fim, nota para esse livro: Cinco estrelas, pois, como disse: não lembro de ter lido nada desse gênero e não posso dizer com todas as letras que ele é o melhor de todos.


Evellin Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário