Image Map

Então, vamos falar d'As vantagens de ser invisível?

Confesso que estava há tempos querendo ler o livro e, cheguei a baixá-lo em pdf para ler. Acontece que consegui o livro físico e, como não tinha mais nada para ler na casa do meu pai, resolvi lê-lo. A leitura foi super rápida, numa tarde terminei-o. Porém, eis uma pergunta que está na minha mente: por quê as pessoas amaram tanto esse livro?


The Perks of Being a Wallflower, foi publicado pela primeira vez nos Estados Unidos em 1999. Em setembro de 2012, foi lançada a adaptação cinematográfica.
Bom, o livro é narrado em primeira pessoa. O Charlie, adolescente, deprimido, resolve escrever cartas para um "amigo" que não chegamos a saber quem é. No decorrer da leitura, dá-se a impressão de que as cartas são para nós, pobres leitores mortais. Charlie conta sobre a sua vida, a adolescência e os traumas que teve na infância e início de adolescência. É, literalmente, um garoto problemático. 
Ele, inicialmente, conta sobre o medo que tem do seu primeiro dia de aula. E, quando ele escreve novamente para esse "amigo", ele conta que conheceu o "Nada" (Patrick) e a Sam. Além deles dois, ele conhece mais uma galera que era da turma do Patrick e da Sam onde Charlie começa a usar drogas, beber, fumar... Há também o professor, seu grande incentivador da leitura. O Bill. Ele sempre dá livros para o Charlie, e pede para que ele faça trabalhos falando sobre o livro lido. 

(Foto minha do livro).


Opinião da leitora: O livro tinha tudo para ser bom, mas não foi exatamente assim. No final fica aquela vontade de morrer, por que... como é que o livro acaba desse jeito?! Esperava muitíssimo mais. Pela primeira vez me vejo preferindo o filme ao livro, porque sim, o filme é muito melhor. A história acaba por se tornar monótona. Sempre a mesma coisa. Porém, não é de todo o mal. O início é bom. Realmente bom. É muita observação para pouca ação e isso me deixou angustiada e com vontade de perguntar ao meio universo de seres humanos que falaram que esse livro era perfeito o por quê de terem o amado tanto! Talvez eu não tenha gostado tanto do livro por eu ser um pouco Charlie; talvez não consegui lidar com alguém bastante parecido comigo (mesmo que em uma leitura). Porém, não é um livro que vou chegar e gritar falando para que ninguém leia. Acho que cada um sabe o que é melhor pra si, então... 

Nota para acampar: três estrelas.

Evellin Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário