Image Map

O morro dos ventos uivantes; Emily Brontë

Olá pessoal.
Venho hoje não só para repetir o que há muito vem sendo dito por mim: que estou sem tempo e etc...; quero aproveitar para falar de um dos livros que eu mais amei nessa minha vida (e amo, claro).
Tentarei postar sobre livros que li em outros tempos, para não deixar o blog parado. Estou terminando algumas leituras e, em breve, teremos algumas novidades também (uma das novidades me fez ficar deveras triste essa semana; entrei no blog e percebi que plagiaram nossa ideia, mas vamos deixar isso pra lá, não é mesmo? Em breve vocês terão um vídeo explicando as novidades que vem por aí ;)

Vamos tirar um tempo para falar d'O morro dos ventos uivantes?



Toda a história, com poucas exceções, é contada pela testemunha ocular de todos os acontecimentos, uma governanta chamada Ellen Dean, ao locatário da propriedade "Granja", em Gimmerton, Yorkshire, Inglaterra, enquanto este se encontrava adoentado.
No início da trama, o patriarca da família Earnshaw resolve fazer uma viagem e traz consigo um pequeno órfão, que todos acham ser um cigano, porém sua procedência não é revelada em hora alguma da narrativa, ao qual denominam Heathcliff. Toda a afeição que o pai logo demonstra pelo menino enciuma seu filho legítimo, Hindley, que acha que está perdendo a afeição do pai para o menino.
Com a morte do senhor e senhora Earnshaw, Hindley passa a ser "dono" das terras e, assim, submete Heathcliff a várias atividades humilhantes, transformando o menino em uma pessoa melacólica...

(Fonte: Wikipédia, por motivos de: a sinopse do Skoob era deprimente.)




Tentar falar sobre essa história sem levar para o meu lado mais sentimental, é um tanto perigoso; se espera ler uma resenha altamente imparcial, melhor ir atrás de outras.
Como já lido na sinopse toda a história é descrita por uma governanta que passa a contar tudo desde seu início.
A história de amor de Cathy e Heathcliff é tão profunda e tocante que inicia-se antes mesmo, talvez, de eles saberem até mesmo o que significa o que sentem (isso parte do meu ponto de vista). Quando crianças, brincavam juntos e a relação foi ficando cada vez mais estreita.
Há um interrupção brusca no laço entre Cathy e Heathcliff quando o mesmo ouve uma conversa entre Cathy e uma das empregadas; Cathy diz amá-lo, porém sabe que ele jamais poderá dar-lhe o que o filho dos Linton a daria. Heathcliff ouve somente o final da fala e então toma uma decisão preciptada sobre isso e foge.
O amor é tão visceral a ponto de deixar Cathy doente em vários momentos. A perversidade do casal é tão absurda (Heathcliff praticamente mata um cachorrinho de Isabela Linton e Cathy, no ápice do seu cinismo, tranca-se junto com Heathcliff e Isabela em um cômodo da casa e força a barra para os dois).
Algumas cenas do livro são bem bizarras, como os momentos em que após a morte da Cathy, Heathcliff vai ao cemitério vê-la e seu corpo permanece intacto.  Mas, a intenção aqui não é dar spoilers, rs.
Contamos com duas gerações nessa história: Vemos a filha de Cathy, o filho de Heathcliff, o filho de Hindley...
Acredito que a união da filha de Cathy com o filho do Heathcliff é um modo de fazer, de modo perverso, a união do amor que os pais deles não puderam ter (antes que se pense em incesto, a filha de Cathy era fruto da relação da mesma com o Edgar Linton(?) e o filho de Heathcliff era fruto do casamento do mesmo com a Isabella Linton). E, sem contar com o fato de que essa união foi forçada para as duas partes, o que não haveria de ser no caso dos pais deles.
Quero dizer com esse reboliço todo, que a história é magnifica. Muito bem construída e sem contar que foi o único romance da Emily Brontë. Se levarmos em conta o fato de que na época que o livro fora escrito e publicado, as mulheres não tinham lugar na sociedade como hoje, o que fez com que o livro tivesse sido publicado sob um pseudonimo masculino incialmente. E, também devo acrescentar que o livro deve ser lido por todos os bons leitores e até mesmo os maus.
O Morro dos Ventos Uivantes é a perfeita união entre amor visceral, uma personagem que podemos dizer ser à frente do seu tempo e uma narrativa completamente diferente. Em suma, uma obra para ser amada e admirada por todos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário