Image Map

A Lenda do Lago Dourado; Edson Vanzella Pereira

Olá pessoal!, hoje vamos conversar sobre o último livro lido em 2013.
Inclusive, feliz ano novo!

Bom, chega de delongas...

Os Baltimore são uma típica família de uma pequena e pacata cidade norte-americana. Tudo muda para eles quando o filho mais velho, David, com 15 anos de idade, passa em primeiro lugar no Concurso nacional de Superinteligentes do Governo Americano. Reconhecido como o novo grande gênio da nação, ele é contratado pelo governo para uma carreira de cientista. Mas, em sua primeira missão, envolve-se em um misterioso acidente que o deixa entre a vida e a morte. Srta. Marshall, agente do governo, responsável pela missão, sente-se culpada pela tragédia. Max, o irmão mais novo de David, com a ajuda da Srta. Marshal, começa a investigar secretamente as circunstâncias daquele trágico e enigmático acontecimento. Na procura por respostas, eles se envolvem em aventuras perigosas, eletrizantes, e acabam descobrindo que, por trás de fatos aparentemente sem ligação, há uma trama cruel em curso. Como pano de fundo, ainda temos uma misteriosa lenda envolvendo um lago conhecido como Lago Dourado, que vai eleger nada menos do que o próprio Max para uma missão vital ao lhe transmitir o Poder da Luz: localizar e destruir o Agente Negro, que é o mentor intelectual desse complô maligno que está pronto para eclodir.
Bom, recebi o livro através da parceria com a Editora Dracaena poucos dias antes do fim do ano - amo/sou os correios </3. 
O livro é mega rápido de ser lido e tem uma história que flui muito rápido. À nível de comparação (ou não) li em duas tardes. 

À princípio achei a história um pouco maluca demais e quando entendi o porquê do título fiquei ainda mais intrigada. Então, sentem e leiam a Lenda do Lago Dourado (pág. 12/13) - diálogo.
"(...)
- Hoje vou contar uma história fantástica que eu ouvia quando era criança. O nome dessa história é "A Lenda do Lago Dourado".
Tendo a atenção da caçula totalmente voltada para ele, começou:
- "Num local não muito distante dali, que subia por uma estrada trepidante em direção Às montanhas, havia um formoso lago muito bom de peixe, lugar aprazível que vivia na calmaria. Em torno de suas águas, circulava uma lenda que ecoava aos quatro cantos e mexia com o imaginário dos místicos e adoradores de boas histórias"
- Que lugar mágico, pai, já pensou um piquinique lá? Estou curiosa, conta rápido!
- Vou contar... vou contar... "Dizia a lenda que dentro daquele lago havia ma caverna submersa, que dava passagem para outra dimensão do universo. Aquele que conseguisse achá-la entenderia o porquê da existência, desde os primeiros tempos até os nossos dias, de pessoas especiais ou portadoras de grandes segredos e técnicas que as tornariam diferentes, capazes de ajudar a escrever e mudar o curso da história da humanidade."
- Uau! - Exclamou Peggy com os olhinhos brilhando.
- Só encontraria esse portal a pessoa capaz de perceber uma luz dourada, que brota das profundezas do lago e indica o caminho. O escolhido deveria mergulhar na direção indicada pelos raios, que conduz ao interior de uma caverna. Ali se localizaria a origem daquela magnífica energia radiante: um cajado brilhante com forte luminosidade. Ao encontrar e segurar firme esse cajado nas mãos, ocorreria uma enorme transferência de energia a essa pessoa, que passaria a ser dotada de incríveis poderes.""
Bom, toda a trama gira em torno dessa família que tivera um filho como ganhador de um concurso de pessoas super inteligentes, o problema é que esse garoto sofre um acidente que o deixa em coma, durante uma viagem após ser nomeado o Agente Zero - pois seu QI era superior ao de Einstein. O irmão desse Agente Zero, Max, está com sua mãe e sua irmã indo para o Lago Dourado pois o pai deles conseguira entrada para eles no local, que, no momento, era de propriedade de Jobe, o dono de uma empresa de nome Moranreal (que, inclusive, dava nome a cidade, "Morangovilles"). Quando está próximo desse lago, Max começa a passar mal, mas persiste e vai até o tal lago. Quando se aproxima, eis que ele vê a tal luz naquele lago, que antes era tão límpido e belo, poluído por conta dos resíduos tóxicos de Moranreal. Incrédulo da voz que também ouvira, ele fica um tanto incomodado com a situação, mas então, alguns dias depois, resolve ir ao local para poder tirar melhores conclusões e eis que ele vira um enviado da luz.
Toda a história se torna mais maluca ainda e o seu QI supera o de seu irmão. Ele descobre que o David também é um enviado da luz e eles estão ali por um propósito maior...

A história é cheia de lições de moral, o que me deixou triste. Tinha tudo para ser algo legal, uma boa leitura para tardes de férias, mas cansou um tanto essas coisas de "histórias morais" e ensinamentos maiores.
Os personagens são bens construídos; duas personagens me irritaram profundamente: 1- Peggy, a irmã de David e Max. Ela não tinha muita função na história e, bom, se foi somente para podermos saber da lenda, o autor poderia ter usado um flashback do pai contando para David e Max a mesma história. 2- Gabby, a namorada de Max; de certo modo ela tinha função, mas, ainda assim, não foi uma personagem que me cativou. Ela poderia ser melhor se trabalhasse o lado mais maduro dela.
Outra coisa um tanto chata foi o fato de que os adultos se envolviam muito rápido na história que o Max contava. Decerto que era verdade e rolaram relutâncias em aceitarem as coisas, mas, uma pitada de normalidade seria legal. Ou um dos adultos deveriam ser terminantemente incrédulos - eu acho que ficaria muito bom.
Uma coisa não ficou bem explicada no fim, o que diabos aconteceu com Selena, a outra tia dos meninos e a avó deles?! Eu gostaria de saber. OK que elas foram morar em outro lugar, mas, poderia passar um pouco da vida delas.

Enfim, apesar das críticas que fiz, o livro me distraiu bastante e afora esses detalhes - se tiverem leitura seletiva -, a história te prende por conta do mistério que rola por lá. Quem é o tal cara da Fraternidade da Escuridão? O que ele quer?
Bom, pra quem gostar de histórias com lições morais, com quase "super heróis" e vilões; super indico. Se você, como eu, tiver um é atrás com algumas das coisas que citei, o livro vale pelo mistério do AGN.

Nota para o livro:

É isso galera, até breve com mais resenhas e com as novidades do blog para 2014.
Grande beijo.

Um comentário:

  1. Indiquei o seu blog para o selo/tag The Versatile Blogger Award!

    www.cafecomlivros.blog.br/2014/01/selo-versatile-blogger-award.html

    ResponderExcluir