Image Map

Série: Livros que a escola indicou. A revolução dos bichos

Bem, a séculos atrás eu disse a vocês que iria fazer uma lista dos livros que a minha escola me indicou para ler (na verdade os professores rs!). Segue abaixo uma lista desses livros com resenhas explicativas e o que achei de cada um deles.
Bom o primeiro foi:
#1 :A revolução dos bichos - George Orwell.
Indicado pelo professor Sérgio de filosofia, obrigaaada Prof. 

Resumo: Na granja do Solar vive o proprietários Jones e seus animais. Jones os trata muito mal, não os alimenta, maltrata-os; toda a história começa a partir disso. 
Bem, continuemos, os bichos tem um líder chamado Major, o mesmo tem um sonho no qual via uma revolução que esses animais fariam e que os tornariam todos iguais e auto-suficientes, era o inicio do animalismo. Major criou os 7 Mandamentos do animalismo, os quais firmavam a ideia do animalismo. Mesmo após a morte do Major, os bichos resolveram seguir a ideia do líder e fazer acontecer a revolução.
Com a morte do Major, os animais ficaram sob a liderança de Bola-de-neve, um porquinho que embora superior em quesitos de inteligência, em relação aos outros animais, nunca sentiu-se realmente superior e sim igual. Bola-de-neve tinha um assistente chamado de Napoleão, este por sua vez era ganancioso, mentiroso e tinha ânsia pelo poder. Aos poucos Napoleão foi se deixando revelar, foi "bolando" meios de afastar Bola-de-neve, traiu seu amigo e tornou-se o porco chefe, expulsando Bola-de-neve e fazendo com que os outros animais o odiasse. No começo Napoleão era justo e compassivo, mas com o tempo foi revelando-se autoritário e intolerante. Começou a mudar seu comportamento, empregando um regime ditatorial e completamente hostil.

Minha opinião: Galera, esse livro é SENSACIONAL. Acho interessantíssimo uma parte em que Napoleão começa a mudar os sete mandamentos do animalismo (ele fazia isso frequentemente, para que as suas vontades fossem seguidas, e os pobres animais acreditavam), a frase dizia: "todos os animais são iguais", ele reescreveu a frase assim: "todos os animais são iguais, embora, uns sejam mais iguais que outros", achei simplesmente GENIAL, aliás, acho George genial. A revolução dos bichos é uma sátira muito bem trabalhada, não deixa a desejar em momento algum.
Falando agora sobre a história, é super bacana, trabalha vários conceitos como: intolerância, manipulação e consciencialização, opressão. A trama é riquíssima, prende o leitor a cada página, apesar de ser uma paródia que segue á risca a trajetória da União Soviética. Pode ser facilmente ligada a muitos temas de qualquer lugar e época. A ganancia, a corrupção, pode ser facilmente assimilados a outros contextos, mesmo leitores que nada saibam sobre o contexto soviético.  
Deixa uma reflexão muito forte no final, você fica pensando em como o poder pode mudar você, até onde você é capaz pelo poder, você passa a perceber a influencia que você sofre, essa manipulação mascarada de que "alguns são mais iguais que outros", percebe que nem sempre o que queremos é o que é melhor pra gente.
É um livro maravilhosoooo demais, ótimo pra trabalhos escolares e obrigada Sergio (professor de Filosofia) por ter me apresentado esse livro. 

Besos Gabi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário