Image Map

Vamos à Panem com Suzane Collins? - Trilogia Jogos Vorazes.

Terminada a trilogia dos Jogos Vorazes, venho dar a minha humilde opinião à respeito dos livros. 
Antes de mais nada, um esclarecimento: Não fiz resenhas separadas por motivos de ser deveras mais cômodo sentar, ler todos e, depois, falar sobre; até porque, eu tinha que me preparar psicologicamente para falar sobre a série, e não, não é porque amo de paixão a Katniss ou o Peeta ou, até mesmo o Gale. Não me considero uma Tributo, até porque, não vivo na Panem e tenho todo o meu "país" dividido em distritos. Definitivamente não. Queria me preparar psicologicamente por ser uma "distopia" em que envolvia um triangulo amoroso bem descarado. 

Antes de ser assassinada por fãs de THG que vierem à ler isso, vou começar a destilar as minhas impressões sobre a trilogia. 
Primeiro nós temos a Katniss que reside no distrito 12, que o distrito responsável pela produção de carvão. É o dia da colheita, onde acontece o sorteio para ver quem serão os Tributos dos Jogos Vorazes (já explico o que são os Jogos Vorazes, calma, gafanhoto), são
escolhidos um casal de cada distrito. Depois dos Dias Escuros, essa espécie de Reality Show serve para mostrar que a Capital ainda está no comando das coisas. Então... são escolhidos esses casais de cada distrito, que somam 24 crianças, na faixa de 12 a 18 anos (espero que esteja certa essa informação), lutam até a morte em uma arena onde apenas um deles deve sobreviver e então será o vitorioso dos Jogos Vorazes. 
Acontece aí, nessa escolha dos participantes o ápice da coisa. A irmã de Katniss, a Prim, é sorteada e então, Katniss, que imaginava o fim trágico da irmã doce que morreria tão logo inciassem os jogos, se oferece como tributo em lugar da Prim. E, aí, vem o sorteio do menino que é o Peeta - esqueci de citar que Katniss tem um melhor amigo ao qual tem o nome de Gale e caça com ela e tudo mais lá no seu distrito. Bom, começam os preparativos dos Jogos. Treinamento. E essas burocracias. 
Agora vou tentar dividir os livros e os momentos. Essa será uma resenha grande, por se tratar de uma trilogia e não de um livro deparado e específico. Tenho muitos detalhes pra explorar (que espero lembrar pra poder falar). 

Livro 1 - Jogos Vorazes.
Acontece tudo o que citei acima.
Na entrevista, poucos dias antes - ou, exatamente, um dia antes da ida à arena -, há a revelação de Peeta sobre seu suposto amor por Katniss, essa garota sem sal a qual ele ajudou quando ela estava quase morrendo de inanição - dando-lhe um pão, já que ele é padeiro -, e então todos ficam alvoroçados com essa revelação, exceto Katniss que acha isso humilhante.  
Tem a entrada/chegada (não sei a palavra que se encaixaria melhor aqui) na arena. Katniss fazendo algo que o seu Mentor (Haymitch), lhe diz para não fazer - que menina rebelde -, e então ela se isola na floresta, porque, afinal de contas, ela não quer morrer na arena. 
Ela se alia à uma guriazinha, que, obviamente, não é spoiler algum, morre. 
Quando faltam pouquíssimos Tributos, eles decidem que dois deles podem sobreviver, mas apenas se forem do mesmo distrito. No caso: a regra foi claramente criada em prol de Katniss, Peeta e do seu lamurioso amor. Ela, que é uma pessoa muitíssimo boa, vai atrás dele para salvá-lo do seu infortúnio e eles ficam juntos e felizes. Eis que aí, os Idealizadores dos jogos viram ao filme de Crepúsculo, o 4.2 e decidiram trollar, resolveram que eles teriam de matar um ao outro pra ver quem ia sobreviver, porque a regra fora revogada. Traduzindo: Acabou a chance de ir todo mundo pro Distrito 12. Vai apenas um de nós. 
Katniss, a cara da rebeldia, pega umas amoras venenosas(?) e entrega pra ele e, então, decidem se matar; eles querem um vitorioso?, pois, não terão nenhum. Acabou a palhaçada. Aí o idealizador do jogo grita nos últimos instantes decidindo que eles vão ficar juntos e vivos. 

O que eu pensei do primeiro livro: Não coma qualquer amora, você pode morrer. Aprenda que se você amar alguém em reality's você tem mais chance de ficar lá (bom, essa técnica já é bem empregada no BBB, né?!). E, acima de tudo, é quê: o livro poderia parar aí. Não se fazia necessário um Em Chamas. Mas, vamos lá.

Livro 2 - Em chamas. 
Nele, Katniss é uma vitoriosa, e, junto com Peeta, saem de distrito em distrito esbanjando glamour. Acontece que Katniss fez uma fagulha se acender quando ameaçou comer a amora junto com Peeta. Ela fez uma galerinha se rebelar. O presidente, Snow, decidiu que naquele ano - o qual ocorreria o Massacre Quartenário -, ele colocaria todos os vitoriosos de volta na arena para lutarem entre si. O infortúnio de Katniss é que ela era a única vitoriosa - mulher - do 12. E então voltam Peeta e ela para a Arena (que eu preciso dizer: É SENSACIONAL!!!!) junto com os outros desafortunados. 
Peeta declara que Katniss tá grávida. Eles vão ter que casar. Numa entrevista, Cinna, o estilista de Katniss, decide que vai afrontar Snow e modifica o vestido dela pra fazer com que se torne um Tordo - pássaro do broche dela e apelido dela para os rebeldes (além de símbolo da rebelião -, o que faz com que as coisas fiquem ruins. Tanto para ele, quanto para ela. 
Eles vão para a Arena. Katniss e mais alguns são retirados da Arena antes do tempo e começam os preparativos da rebelião...
Mas isso você só confere no próximo livro. 

O que eu achei do livro: Poderíamos sobreviver sem ele, mas já que tivemos ele... Vamos ler A Esperança porque ficou faltando algo aqui.

Livro 3 - A Esperança.
A rebelião tá à todo vapor. O distrito 12 foi destruído, mas em compensação temos o distrito 13 - onde Katniss está abrigada -, e tem todo aquele ar de "Katniss desequilibrada". Peeta está sequestrado na Capital e enfim... 
Sequestram Peeta de volta. 
Começa a "guerra" contra a Capital. As tomadas dos distritos. Porém, se você pensa que a coisa de Arena acabou, enganou-se. A Capital está disfarçada de Arena; várias armadilhas são feitas, tudo em prol de matar os rebeldes. Depois de tanto reboliço, mortes - algumas [uma(?)] que me matou lentamente -, Katniss e seus rebeldes conseguem êxito e pegam Snow. 
Eis que quando vai rolar a morte de Snow, você descobre que o vilão não era quem você pensava (já comento minha sensação em relação a isso). 
Enfim, Katniss casa com Peeta, tem filhos. Vivem felizes para sempre, porque é lindo isso. 

Observação geral sobre esse livro: Senti falta de muita coisa nele. Porém o livro tem seu valor (to procurando parte dele). Você sente que a autora pecou quando jogou a culpa em outro lugar no fim das contas. Foi deprimente.

Quando à Trilogia inteira: Como disse, poderia ter se restringido apenas ao primeiro livro, mas os escritores de hoje não sabem escrever um livro só. Não conseguem terminar as coisas ali mesmo. É um bom livro pra entretenimento; brincadeiras à parte, é um livro razoavelmente bom. E, a Rocco deve prestar atenção na edição do livro, já que haviam erros chatíssimos. Obrigada.

Nota para os livros: quatro e meio (numa escala de 0 a 6)

Obrigada a você que leu até aqui. 
Espero um comentário sobre o que achou da resenha e sobre o que achou do livro. Se tem vontade de ler, ou não. Enfim, tirem dúvidas, critiquem, deem sugestões para desafios de leitura para mim que ficarei grata.
Até mais com outras resenhas (que espero postar logo!). 


Observação: Estou lendo a série Hush Hush. Entendam o meu declínio por desafios. Farei resenha sobre os livros assim que eu terminar e estiver preparada para escrever sobre. 

Grande beijo,
Evellin Oliveira


Nenhum comentário:

Postar um comentário