Image Map

Que tal viajarmos no tempo até 1984?

Bom, faz aniversário que não postamos resenhas de livros aqui e, tampouco, uma tag qualquer com o intuito de atualizar... mas vamos lá.

O livro que vou falar hoje é de gênero distópico. Escrito por George Orwell. Acho que não preciso dizer mais nada, não é mesmo? Sim, estou falando de 1984.

Ultimamente tenho visto nos blogs, aos quais visito frequentemente, que as vendas do livro cresceram bastante graças as "espionagens" americanas. Wow! Que apropriado.

Bom, o livro conta a história de Winston que vive em uma sociedade completamente "vigiada". Existem teletelas nas casas das pessoas e tudo o que fazem e falam é vigiado pelo Grande Irmão (o partido). Todo o passado é alterado quando é "necessário', digamos assim. Sempre que podem, modificam as coisas e as pessoas, com as mentes completamente fechadas, nem se dão conta que seu passado fora lavado e modificado da maneira mais propícia, fazendo o Grande Irmão continuar no poder.

Winston conhece uma garota, a qual jura que era polícia das ideias, mas, bom, enganou-se. Ela chama-se Julia.
Juntos eles juram fidelidade ao inimigo do Grande Irmão; e então toda a história começa a se desenrolar a partir daí. O ponto crucial de toda a estória está justamente nela.
O único problema desse livro é que eu não consegui entender o final. Na verdade, entendi, mas... Eu esperava uma revolução em massa. Os proletas saindo de seus guetos e... poxa: "a esperança está nos proletas!". Não foi bem assim (espero que não seja spoiler).

O livro traz consigo uma nova "língua", a Novafala, em que é usada no intuito de fazer a mente das pessoas ficarem limitadíssimas e etc. No final da edição que li, tem algumas explicações sobre a Novafala e tudo mais.
Em resumo da ópera: é uma ótima leitura.

Nota para acampar: cinco estrelas

Observação: Sem fotos dessa vez, por motivos de: falta de tempo.

Grande beijo,
Evellin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário